Na primeira fase deste projecto tivesse que procurar os locais onde vendia gaze com gesso, para a realização das minhas máscaras, e também um bom creme, que fosse bastante gorduroso, para não corrermos o risco de ficarmos com a mascara agarrada á cara. De seguida fiz uma pequena pesquisa pela internet para encontrar uma personagem de características fáceis, que desse para aplicar na mesma.
Selecção – planificação:
Neste projecto tínhamos como principal objectivo a realização de duas mascaras, uma aberta na zona do queixo e outra completa, ou seja, pelo rosto todo menos nos lábios e nas narinas. Na mascara que se encontrava aberta na zona do queixo o professor deixou-nos “dar asas” á nossa imaginação, fazendo aquilo que quiséssemos dela. Enquanto que, na outra mascara éramos obrigados a revesti-la com prata (alumínio), e só no fim disso é que podíamos colocar aquilo que quiséssemos.
No final de tudo isto decidi então fazer o Super Mário na primeira mascara, e na segunda colocar-lhe uns pequenos pormenores no rosto de maneira a que se pudesse parecer com uma mulher.
Decisão - Recurso:
Penso que não existiram grandes contra-tempos que pudessem ter complicado a realização desde projecto, a não ser a dificuldade que tivemos em encontrar a gaze com gesso, mas rapidamente este problema foi resolvido.
Na realização deste trabalho tivemos de nos juntar a pares, para que uma servisse de cobaia da outra, e vice-versa, servindo-nos do seguinte material: gaze com gesso, agua, bacia, óleo jonshon, tesoura, touca, tesoura e toalha. Depois desta fase estar ultrapassada passei á parte da decoração das mesma, onde na primeira mascara utilizei: gaze com gesso, cola branca, lã preta, agulha, tesoura acetatos, tintas, pincel, tecidos e cartão; e na segunda: cola branca, feijões, arroz, tintas, pincéis, alumínio e um palito com um pássaro (aqueles que se metem na decoração dos gelados).
Desenvolvimento - Controle:
A minha companheira começou por colocar uma touca na cabeça, para não correr o risco de ficar com o cabelo sujo, ou amarrado á mascara. De seguida coloquei uma boa camada de óleo jonshon por todo o rosto, principalmente nas zonas onde existiam mais pêlos, como por exemplo nas sobrancelhas. Depois cortei em pedacinhos de diferentes tamanhos, mergulhava-os na agua e ia colocando-os na sua cara e com os dedos ia alisando a mascara, para que esta ficasse direitinha e não partisse. E assim fiz uma mascara aberta no queixo, e outra apenas aberta nos olhos, na boca e nas narinas.
Execução - Apresentação:
Avaliação:
Neste projecto penso que as coisas já terão corrido melhor do que o anterior, pois gostei mais do trabalho que realizei. Existiram uns pequenos contra-tempos, devido às greves e então tive que acabar a minha mascara em casa. A única altura em que senti mais dificuldade foi na realização da segunda mascara, porque tinha que utilizar materiais de colagem, pois esta já não podia ser na base da pintura, o que me dificultou mais na sua realização. Mas de uma maneira geral penso que este projecto tenha corrido bem melhor para toda a turma, o que se fez reflectir nos resultados finais.